REVISTA DO PARLAMENTO PAULISTANO - ANO 01 - Nº01 - DEZEMBRO/2011 - EDIÇÃO SEMESTRAL
NESTA HISTÓRICA 1º EDIÇÃO, O ABUSO PÚBLICO DESTACA A PALAVRA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO:
EM SUAS PALAVRAS ELE DESTACA SEU PENSAMENTO SOBRE A DEMOCRACIA MODERNA E SUA VISÃO PARA CONDUÇÃO DESTE NOVO MOMENTO, DE EXPANSÃO DO CONHECIMENTO E APROXIMAÇÃO DO CIDADÃO A CONHECER E SE JUNTAR PARA ESTE NOVO MOMENTO NA EVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA DO PODER LEGISLATIVO.
Em Sua palavra o Presidente José Police Neto, explana sobre "CIDADANIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO", onde faz menção sobre o Escritor Inglês ALDOUS HUXLEY, em seu ensaio político "O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO REVISITADO", onde destaca:
"Os vendedores da política apelam apenas para a fraqueza dos eleitores, não para a sua força potencial. Não fazem qualquer esforço no sentido de educarem as massas a fim de que estas se preparem para governarem a si próprias, contentam-se meramente com a manipulação e a exploração delas".
Em 1958, quando foi escrito, até hoje esta distância entre "as Massas"*(*População) e o Estado*(*Governo) não só se ampliou, como criou tensões graves entre uma técnica de governo, que requer cada vez mais conhecimento e especialização, e um sentimento de frustração da população quanto às "Promessas não cumpridas da democracia."
Em uma definição clássica do Filósofo Francês ROGER GARAUDY, em "Apelo aos Vivos - e o Populismo" - "Toda virtude reside no povo autêntico e suas tradições".
Onde a democracia moderna precisa encontrar a solução para o equilíbrio entre a esfera política e a dimensão técnica da administração pública. Para garantir a sua sobrevivência.
O Presidente também destaca, O caminho na solução do dilema, tem uma primeira chave no pensamento de SPINOZA, que destacava no tratado político:
"O homem não nasceu para a cidadania, deve ser construído para ela". Assim se torna possível Pensar em uma situação de equilíbrio! Entre nossa população Paulista e a Câmara Municipal de São Paulo, destacando uma definição teórica - Equilíbrio de NASH - No qual existe por parte do estado um significativo esforço no sentido de dotar a população do conhecimento necessário para transformar-se de massa em cidadão. Existe por parte deste cidadão uma dedicação à aquisição do conhecimento e a participação consciente no processo de tomada de decisão, e existe por parte dos técnicos um preocupação em demonstrar as razões motivadoras dos cenários construídos para embasar as alternativas propostas à tomada de decisão.
Diz ainda que, este processo não é simples, pois com certeza, exige do governo, da sociedade e da academia um esforço no sentido de não apenas reproduzir conhecimento, mas produzir um conhecimento novo, capaz de dar materialidade a esta nova visão dos mecanismos da administração pública, igualmente oposta à tecnocracia e a demagogia e finaliza revelando que é uma tarefa grande demais para a revista de estudos apresentada em sua primeira versão. Mas reforça que sua existência é uma grande conquista popular e democrática que dá um passo para harmonizar as condições para a grande política que merece ser construída.
Agradeço e Parabenizo esta iniciativa, de mudar os rumos e fortalecer a democracia com um excelente conteúdo, com uma rica qualidade de informações e o pioneirismo que nossa São Paulo merece, de respeito a produção de conhecimento, assim fortalecendo a cidadania e nossa democracia Paulista.
OBRIGADO,
ABUSO PÚBLICO!
Conheça na integra, acessando: http://www2.camara.sp.gov.br/cci3/revista/1/rev_parlamento_1_2_palavra_do_presidente.pdf